Imagens: Reprodução da OSPA no Facebook |
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre definiu as datas e a programação dos concertos da Temporada 2012. Serão, ao todo, 55 apresentações realizadas entre março e dezembro (cinco a seis por mês), distribuídas entre cinco séries – Concertos Oficiais, Concertos para Juventude, Concertos no Interior, Concertos Didáticos eConcertos Populares.
A Ospa também anuncia que seguirá no mesmo modelo adotado em 2011: a cada concerto, a Orquestra será regida por um maestro diferente, boa parte deles vindos do exterior.
– Este contato com diferentes maestros do Brasil e de outros países é muito importante e qualifica o trabalho da orquestra. O intercâmbio favorece a troca de experiências entre os músicos e prova que a Ospa está preparada para realizar as mais importantes obras do repertório sinfônico – afirma Tiago Flores, diretor artístico da orquestra.
Aberto ao público, o concerto de abertura da Temporada 2012 ocorre no dia 11 de março, às 18h, com entrada franca. Sob a regência de Tiago Flores, a Ospa apresentará obras de P. I. Tchaikovsky, como Capricho Italiano – Op. 45 e Abertura 1812, além de árias de óperas, com a participação dos solistas Carlos Rodrigues (barítono) eJuremir Vieira (tenor).
SOBRE AS SÉRIES DE CONCERTOS DA TEMPORADA 2012
Para contemplar diversos segmentos de público, a Ospa divide seus concertos em cinco séries.
Confira abaixo os principais destaques de cada uma das séries:
CONCERTOS PARA JUVENTUDE
Os Concertos para Juventude ocorrem mensalmente, aos domingos, às 11h, no Salão de Atos da UFRGS, sempre com entrada franca. Realizados desde 1955, têm o objetivo de aproximar o jovem da música orquestral.
CONCERTOS NO INTERIOR
Em 2012, a Ospa irá se apresentar em 17 cidades gaúchas, além de Porto Alegre. Os concertos ocorrerão em igrejas e/ou teatros, sempre com entrada franca. Esta série faz parte do programa de circulação da OSPA pelo interior do Estado, cujo objetivo é levar às comunidades uma programação de música clássica de alta qualidade. Dessa forma, a orquestra também investe na popularização da música do gênero sinfônico e na formação de novas platéias no Rio Grande Sul.
CONCERTOS DIDÁTICOS
Serão realizadas quatro edições com entrada franca, no Salão de Atos da UFRGS, exclusivamente para escolas de Ensino Fundamental e Médio, previamente inscritas. O objetivo é difundir a música orquestral, promovendo o aprimoramento musical de professores e alunos. A programação dos concertos é desenvolvida especialmente para os estudantes, contemplando uma abordagem sobre funcionamento de uma orquestra, a divisão dos naipes, o papel do maestro, entre outros.
Os Concertos Didáticos fazem parte do Projeto POEMA (Projeto OSPA de Educação Musical Ampliada), que foi criado em 2003, e hoje está sob a coordenação da professora doutora Elisa da Silva e Cunha – assessora artística da Ospa. A intenção é assumir um papel complementar na educação musical dos alunos, contribuindo também para a formação de novas platéias para a música erudita.
CONCERTOS POPULARES
Os Concertos Populares são realizados em parques ou praças da capital, com entrada franca, abertos ao público. O grande destaque de 2012 será o concerto do dia 22/4, às 11h, na Redenção, com a presença do cantor, compositor e violonista Toquinho.
Em 2011, os Concertos Populares reuniram milhares de pessoas em três apresentações – em abril, na Redenção, a Ospa se apresentou com Vitor Ramil, Keliton e Kledir e Nei Lisboa; em setembro, na cidade de Piratini (RS), com Ernesto Fagundes e Renato Borghetti – dentro da programação da Semana Farroupilha; e em novembro, no Jardim Botânico, ao lado de Renato Borghetti e Luiz Carlos Borges.
CONCERTOS OFICIAIS
Os Concertos Oficiais ocorrem às terças-feiras, às 20h30. São realizados em igrejas (sempre com entrada franca) ou em teatros/auditórios, como o Salão de Atos da UFRGS e Teatro Dante Barone, entre outros – com ingressos a R$ 20 (estudantes e idosos têm 50% de desconto).
Confira os destaques de cada mês dos Concertos Oficiais:
MARÇO: Ospa será regida pelo maestro suíço Nicolás Rauss e terá o solo da harpista Cristina de Carvalho, na obra Danças Sacras e Profanas, de Claude Debussy – um dos compositores homenageados em 2012 pelos 150 anos de seu nascimento. Também será executada a obra Hino, de Hubertus Hofmann - pianista e compositor que morreu em dezembro de 2011 e atuou por 35 anos na Ospa. Apresentação ocorre no dia 20, na Igreja da Ressurreição (no Colégio Anchieta).
ABRIL: Ospa traz a Porto Alegre dois grandes convidados radicados nos Estados Unidos – maestro coreano Shinik Hahm e o pianista brasileiro Sérgio Monteiro. Serão executadas Sinfonia Fantástica, op. 14 de HectorBerlioz; e Rhapsodia sobre um Tema de Paganini, op. 43, de Sergei Rachmaninov. Espetáculo ocorre no dia 3, no Salão de Atos da UFRGS.
Ainda em abril, o maestro japonês Nobuaki Nakata estará à frente da Ospa, executando as obras Os Planetas, de Gustav Holst; e 3 film Scores, de Toru Takemitsu. Concerto está marcado para o dia 14, no Salão de Atos da UFRGS.
MAIO: Ospa terá um concerto que destaca obras de compositores brasileiros, sob a regência de Roberto Duarte. Compositores como Bruno Kiefer e Claudio Santoro estão no programa. Apresentação terá ainda a participação do solista Antonio Del Claro, executando Concerto para Celo.
JUNHO: Pela segunda vez na história da programação da Ospa, será executada a obra Missa Solene, op. 123 em Ré Maior, de Ludwig Van Beethoven – obra que só foi executada pela Ospa em 1975. Apresentação terá a participação do Coro Sinfônico da Ospa, formado por cerca de cem vozes. A regência é do maestro Manfredo Schmiedt. Será no dia 5, na Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta).
No dia 12, a Ospa apresenta grandes solistas gaúchos com destaque internacional, como a soprano Laura de Sousa. Sob a regência de Claudio Ribeiro, serão executadas as Quatro Últimas Canções (Vier Lexte Lieder) TrV 296, de Richard Strauss.
Ainda em junho, a Ospa executa Concerto para Flauta e Orquestra, de Jacques Ibert, em homenagem aos 50 anos de morte do compositor. Apresentação terá solo de Felix Rengli, da Suíça. O concerto será regido pelo maestro Mário Perusso, no dia 26, no Salão de Atos da UFRGS.
JULHO: Após o sucesso de público nos concertos em que regeu a Ospa em 2011, o maestro japonês Kiyotaka Teraoka retorna a Porto Alegre, no dia 10 para reger a Ospa. O espetáculo terá Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky.
AGOSTO: Ospa se apresenta com o Quinteto Villa Lobos - grupo do Rio de Janeiro, que neste ano completa 50 anos de atuação e conta com instrumentistas que exercem atividades em todo o Brasil e no exterior. Apresentação ocorre no dia 7 e terá a regência do maestro Vitor Hugo Toro.
SETEMBRO: Ospa realizará um concerto no Teatro Solis, em Montevidéu, no Uruguai, no dia 17, com a participação de Yamandú Costa. Apresentação pretende promover um intercâmbio cultural entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho.
OUTUBRO: Nos dias 19, 20 e 21 a Ospa apresentará a ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni no Teatro São Pedro.
NOVEMBRO: No dia 20, sob a regência do renomado maestro norte-americano Ira Levin, Ospa executaráSinfonia nº 7, de Mahler.
Já no dia 27, o destaque fica por conta da pianista Ann Schein (EUA). A Ospa executará Concerto nº 3, de Rachmaninoff, no Salão de Atos da UFRGS.
DEZEMBRO: Ospa apresentará seis concertos em cidades do interior do RS. No dia 18, está marcado o Concerto de Encerramento da Temporada, a se realizar na Praça da Matriz, com entrada franca.
Raphaela Donaduce – jornalista
Coordenadora da Assessoria de Imprensa da Ospa
Fonte da Notícia: http://www.ospa.org.br/?p=3950
Vejam também: Músicos fazem Treino com CharlesNetto Gravando Autorizado, no Link a seguir:
Imagem Reprodução de fotos e vídeo de minha Autoria que adicionei no Facebook e ao lado doYou Tube |