quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lembrando na Década de 90 (1990) No Dia da Inauguração do Destacamento de Nova Alvorada/RS "Do Fundo do Baú e no Túnel do Tempo" onde eu Fui o Primeiro Comandante da Brigada Militar naquele Município no Interior do Estado onde a População local de 99% eram descentes de Italianos , Sendo que estavam Presentes o Ilmo Sr Prefeito, Comantes do 3º Regimento de Passo Fundo, Cmt do Esquadrão de Soledade e Cmt do Pelotão da Cidade de Arvorezinha, Senhores Vereadores Além dos Componentes do Grupo Policial Militar o Cabo PM Alberto, Soldados PM Kaiser e Luciano e demais populares locais...






Algumas: Fotos Recentes do Município de "Nova Alvorada" e um dos Eventos Culturais atuais...
Fonte das fotografias abaixo no site:
http://www.nalvorada.com.br/index.php?pag=galeria
Foto Aérea da Cidade de Nova Alvorada-RS/Brasil




  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    Kencana Pradipa dançou e encantou Nova Alvorada
    Com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o município de Nova Alvorada se destaca ocupando o primeiro lugar na região, com a 14ª colocação no Estado. Se destacando principalmente na geração de renda e no desenvolvimento da educação, onde cultiva as tradições e valoriza a cultura.
    Desde a segunda-feira, dia 12, o município foi palco de uma intensa troca cultural, com a vinda do grupo Kencana Pradipa, da Indonésia, que está no Brasil participando de festivais de folclore. Nova Alvorada ainda não realiza seu próprio festival, mas nesta semana está experimentando o gostinho da troca cultural que um evento como este proporciona.
    Os 26 integrantes do grupo foram hospedados em casas de famílias, preferencialmente famílias com jovens que estão estudando inglês. Na terça-feira, dia 13, o grupo conheceu as tradições gaúchas através de vídeos, devido ao mau tempo. No almoço foi servido um churrasco a moda campeira e durante à tarde a programação prosseguiu com apresentações de danças folclóricas para escolas e comunidade em geral. As apresentações do grupo Kencana Pradipa expõem seus elevados valores morais, a importância da ética, do convívio saudável entre as pessoas que se respeitam e se tratam com gentileza e cuidado, além da valorização da mulher, seu equilíbrio e beleza.
    Durante a noite ocorreram apresentações culturais, onde o grupo Kencana Pradipa e a comunidade de Nova Alvorada puderam vivenciar uma intensa troca de culturas, iniciando com apresentações da cultura gaúcha e integração do grupo às danças típicas gauchescas e finalizando com um espetáculo de dança do grupo indonesiano demostrando toda a riqueza e potencial das tradições e folclore do seu país.
    Na quarta-feira, dia 14, a programação teve continuidade com apresentações para as escolas durante a manhã e para a Terceira Idade, Clube de Mães e pais de alunos durante a tarde.
    Acompanha o grupo como intérprete, a dançarina Aline Stein, de Nova Petrópolis, cidade que sediou o primeiro dos festivais que o grupo participou, no Rio Grande do Sul na última semana.
    De acordo com a professora Juliane Casagrande Scariot, que está recepcionando duas meninas do grupo em sua casa, a vinda do grupo para o município está sendo uma oportunidade única. “Já estamos nos entendendo bem, é uma experiência maravilhosa e eu estou adorando, é totalmente diferente, mas estamos conseguindo nos comunicar, além de que podemos conhecer um pouco mais da cultura deles e isso é algo diferente que está sendo muito gratificante e, culturalmente, grandioso, pois é uma cultura totalmente diferente da nossa, e todos os demais que estão acolhendo esse pessoal em casa estão muito satisfeitos”, destacou Juliane, satisfeita com a vinda do grupo e em hospedar as meninas.
    Para o coordenador do grupo e líder da Organização Internacional de Arte Folclórica, Andris Adhitra, é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil e está sendo uma experiência única. “Na vinda tivemos a oportunidade de ver paisagens lindíssimas e todo esse clima de fazenda nos agrada muito. Estamos nos sentindo muito bem, pois tudo é muito novo, porém, muito interessante”, destacou.
    “Minha primeira impressão era de que rodeio e cavalos só tinha no Texas (EUA), mas vemos que aqui no sul do Brasil também se cultiva essa tradição, além de ser uma cultura muito boa, infelizmente está chovendo e não podemos ver pessoalmente e ter contato, mas com certeza gostaríamos de ter uma nova oportunidade de voltar para poder vivenciar um pouco mais intensamente e não somente por vídeos. A impressão que todo estrangeiro tem do Brasil é a floresta amazônica, Rio de Janeiro, carnaval e praia, tudo que a mídia divulga, mas vemos que aqui existe uma grande mistura cultural, como em nosso país que temos uma variedade de culturas muito grande e que foi uma experiência maravilhosa”, acrescentou Andris, satisfeito e feliz com a calorosa recepção do povo novalvoradense.
    Segundo o prefeito Edílson Romanini, a vinda do grupo está trazendo para a comunidade novalvoradense um conhecimento de outras culturas sem sair do município. “É uma oportunidade que a comunidade tem de poder conhecer um pouco mais da cultura de outros países, não deixando de ser uma troca cultural muito intensa, pois a vinda deles ao Brasil era com pensamento em praia e samba e mostramos a eles um pouco da nossa cultura gaúcha, como os rodeios, as danças, a música e o churrasco ao meio-dia”, destacou.
    “Toda a nossa comunidade se envolveu nesse intercâmbio, tanto é que os integrantes do grupo estão sendo hospedados em casas de famílias. Tivemos o apoio da população e agradecemos a cada família pelo empenho e dedicação e pela disponibilidade em receber em suas casas”, acrescentou Romanini.
    O empresário e vice-prefeito, Oneide Basso, é um apoiador da cultura, já há alguns anos patrocina o Festival de Folclore de Porto Alegre, através da Lei Rouanet, e neste ano, está conseguindo trazer para Nova Alvorada um pouco do Festival. “Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a cultura de nossa comunidade, e também oferecer às pessoas a oportunidade de conhecimento, acho essa iniciativa de recebermos o grupo da Indonésia aqui ótima, as pessoas poderão conhecer a cultura e as tradições de um país sem saírem de suas casas, sem contar o exemplo que trazem para os nossos jovens’’, frisou Basso.
     “Além de ser uma experiência muito grande para todos nós, também é para o grupo, pois saíram de uma metrópole de 30 milhões de habitantes para virem para uma cidade de interior de 3,5 mil habitantes, é uma grande diferença, sendo uma troca cultural muito importante para ambos os lados. Está sendo muito especial para todos nós, pois é uma convivência com uma cultura totalmente diferente da nossa, sendo uma oportunidade única”, frisou.
    Basso ainda destaca que este é o primeiro passo para que se pense em desenvolver eventos deste porte. “Para o próximo ano queremos ver se já nos organizamos para um evento  ainda mais amplo, tendo também a parceria de outros municípios da região”, acrescentou.
    Para a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Saletti Claci Guerra, sempre se busca novidades, trazer eventos diferenciados para o município e este intercâmbio foi um momento único para a vida de cada cidadão novalvoradense. “O grupo é maravilhoso e com certeza trouxe muitos conhecimentos à nossa comunidade, como também aprendeu muito com as nossas tradições e costumes”, salientou.
    Saletti ainda acrescentou que ações como esta, além de valorizarem o município, buscam sair do sistema convencional, para oferecer aos jovens e à sua população uma oportunidade a mais de conhecimento, socialização e integração. “Quando observamos um povo divulgando sua cultura, imediatamente pensamos na nossa cultura, na nossa identidade e passamos e vislumbrar possibilidades de valorização”, comentou.
    “Estamos plantando uma pequena semente no coração de nossa comunidade, queremos que as pessoas percebam que temos possibilidade de também organizar mais nossos grupos para participar de festivais e porque não, um dia sediar um festival”, ressaltou o prefeito Romanini, que acredita que a integração será muito proveitosa para toda a comunidade e especialmente para os jovens do município, que podem se espelhar no grupo da Indonésia, um grupo de jovens que viaja pelo mundo divulgando a cultura, o folclore e a arte de seu país.
    Mais um Histórico bastante interessante que continua no próximo link: 
     http://www.nalvorada.com.br/index.php?pag=noticias&cod=666

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação: Como dizem na Cavalaria -Quando os Estribos Se Tocam Esta Feita a Camaradagem ;